Ligando as Zonas Sul e Norte do Rio, o Túnel Rebouças teve as obras iniciadas em abril de 1962 durante a gestão do então governador Carlos Lacerda. Cada galeria tem 2.800 metros de comprimento, em duas vias paralelas, cada uma com nove metros de largura, totalizando 5.600 metros de escavação em rocha viva.
Foi inaugurado em 3 de outubro de 1967 na gestão de Francisco Negrão de Lima à frente do extinto Estado da Guanabara. Ao contrário do que muita gente pensa, o projeto é do engenheiro Antonio Russell Raposo de Almeida e só ganhou esse nome em homenagem aos irmãos André Rebouças e Antônio Rebouças, engenheiros baianos que tiveram destacada atuação em projetos de infraestrutura viária e de saneamento no Brasil, durante o Segundo Reinado. Eles eram filhos de uma escrava alforriada e um alfaiate.
Dois viadutos permitem o escoamento do tráfego: um sobre a rua Cosme Velho, com oitenta metros, ligando os dois trechos, e outro na Lagoa, sobre a rua Jardim Botânico.
O bairro do Cosme Velho tem acesso aos túneis por um conjunto de pistas construídas entre o Largo do Boticário e a Ladeira dos Guararapes.
Até a sua inauguração, a principal ligação com a Zona Norte era pelo túnel Santa Bárbara, construído em 1965.
Projetado para 76 mil veículos/dia, atualmente o volume diário é de 190 mil veículos/dia.
Fonte: Wikipédia/O Globo