O Rio de Janeiro tem umas histórias surpreendentes. A Praça Miami, na Vila Kennedy, em Bangu, tem uma réplica da estátua da Liberdade feita pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi que criou o famoso monumento norte-americano.
A escultura de liga de níquel foi feita a partir da peça original que serviu como modelo para aquele que é o mais importante cartão postal de Nova York.
Você deve estar se perguntando como a peça foi parar lá? Pois foi iniciativa do governador da antiga Guanabara Carlos Lacerda quando construiu, com fundos americanos, o Conjunto Vila Kennedy para abrigar moradores que tiveram suas casas desapropriadas em favelas da Zona Sul.
Para homenagear o líder americano que foi assassinado em 1963, Lacerda avisado da existência da peça num depósito público decidiu instalá-la na praça de acesso do conjunto onde está até hoje.
A estátua foi uma encomenda a Bartholdi pela família Paranhos, em 1899, dez anos após a Proclamação da República do Brasil e foi instalada inicialmente na residência da família na Avenida Pasteur, 206 - Urca.
Consta que elas foram produzidas entre 1879 e 1900, pela Fundição Val d’Osne, na França, que fabricou várias réplicas da estátua. Como muitas se perderam, restaram apenas a brasileira e a de bronze que está nos Jardins do Luxemburgo, em Paris.
O monumento foi restaurado em 2014 na gestão do então prefeito Eduardo Paes e é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município.
Infelizmente não recomendamos a visita por conta da situação de insegurança do local!