O calendário de 2026 ainda nem começou, mas já chama atenção de quem gosta de viajar. Com uma série de feriados nacionais em segundas e sextas-feiras, o próximo ano deve impulsionar o turismo dentro do país — e o Rio de Janeiro, tradicionalmente entre os destinos mais procurados, tende a ser um dos grandes beneficiados.
Ao todo, serão dez feriados nacionais, além dos pontos facultativos. As datas são: 1º de janeiro (Ano Novo, quinta-feira), 3 de abril (Sexta-feira Santa), 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalhador, sexta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira), 2 de novembro (Finados, segunda-feira), 15 de novembro (Proclamação da República, domingo), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra, sexta-feira) e 25 de dezembro (Natal, sexta-feira).
O calendário também inclui o Carnaval, nos dias 16 e 17 de fevereiro, e duas datas de forte tradição no Rio: o Dia de São Jorge, em 23 de abril (quinta-feira), e Corpus Christi, em 4 de junho (quinta-feira), ambos considerados feriados locais.
Com feriados prolongados bem distribuídos ao longo do ano, a expectativa é de crescimento na hotelaria, aumento no fluxo de turistas e movimentação nos principais atrativos da cidade. A alternância de pausas entre o outono e a primavera favorece o turismo de curta duração, ampliando as oportunidades para quem busca pequenas viagens e experiências pelo estado.
Fonte: Riotur