O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) recebeu mais de 473 mil turistas internacionais em janeiro e fevereiro de 2025 – o maior número para esse período em 48 anos.
O crescimento expressivo reflete medidas adotadas pelos governos estadual e federal, como a limitação do fluxo de passageiros no Aeroporto Santos Dumont a 6,5 milhões por ano, iniciada em 2024, favorecendo a retomada do Galeão. Outro fator importante foi o reforço na segurança da região, com a inauguração da base do programa Galeão Presente.
De acordo com dados da RIOgaleão, foram 223.613 visitantes em janeiro e 249.713 em fevereiro, totalizando 473.326 turistas estrangeiros – o maior volume para esses dois meses desde 1977. Considerando também os cerca de 30 mil que chegaram ao estado por cruzeiros, o número de visitantes internacionais no Rio já ultrapassa 502 mil neste início de ano. O levantamento ainda não inclui todas as chegadas para o Carnaval, realizado em março.
— Nosso objetivo sempre foi devolver ao Galeão o papel de protagonista que ele merece, por sua importância para o turismo e a economia do Rio. Os resultados mostram que estamos no caminho certo — afirmou o governador Cláudio Castro.
Mais segurança para quem chega ao Rio
Entre as ações do Governo do Estado para impulsionar o movimento no Galeão está o aumento da segurança no entorno do aeroporto. Em 2024, foi inaugurada a base do Galeão Presente, localizada na Avenida 20 de Janeiro, oferecendo mais tranquilidade a passageiros e trabalhadores que circulam pela região.