Num país de dimensão continental, todos os dias nos surpreendemos com lugares de nomes inusitados. Um deles, com certeza, é o município de Nova Iorque, no estado do Maranhão.
Tudo começou quando o local recebeu status de vila pela lei provincial nº 1382 de 11 de maio de 1886 após o desmembramento do município de Pastos Bons, inicialmente com o nome de Vila Nova. A cidade foi batizada em 1919 em homenagem ao americano Eduardo Burnet que se instalou na região em 1871.
Com a construção da Barragem de Boa Esperança, em 1968, a Cidade foi totalmente tomada pelas águas da represa. Com recursos do Governo Federal, foi construída uma nova sede totalmente planejada e tida como modelo de cidade de pequeno porte.
O município possui bandeira própria e seus habitantes têm o gentílico nova-iorquino. Seu nascido mais famoso foi o jornalista e ex-deputado federal Neiva Moreira, ex-editor da Revista Cadernos do Terceiro Mundo.
No mês de junho, é comemorado o festejo de Santo Antônio (Padroeiro da cidade). A aproximadamente 2 km do centro da cidade, está localizada a Praia do Caju, à margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança e que atrai grande número de turistas entre os meses de julho e setembro.
No mês de setembro, é realizado o Festival de Caju, o maior evento do calendário da cidade.