Nunca ninguém poderia imaginar que uma cidade, no sul de Minas, de apenas 10 mil habitantes, fosse se tornar a capital brasileira da lingerie. Pois é o caso de Juruaia, vizinha da mais conhecida Muzambinho, localizada a 413 km da capital Belo Horizonte.
Os números são impressionantes: mais de 300 fábricas de lingeries, que vendem, juntas, 2 milhões de peças por mês e a maior renda per capita do sul de Minas.
As lojas muito procuradas por pessoas interessadas em revender calcinhas, sutiãs, cuecas, biquinis e sungas.
Juruaia, hoje, é um dos maiores polos produtores de lingerie do país, responsável por cerca de 15 por cento da produção nacional.
A cidade promove três eventos de moda no ano. A Felinju – Feira da Lingerie de Juruaia, é o maior evento de moda íntima de Minas Gerais, e marca o lançamento da coleção outono/inverno das indústrias de Juruaia, que envolvem lingerie, moda praia, fitness e pijamas.
A feira é promovida pela Aciju há 20 anos e conta com área de negócios para lojistas e atividades paralelas, que incluem desfiles, exposições e agenda de relacionamento. O evento é realizado no pavilhão do centro de eventos Expoju, construído, em 2015, especialmente para abrigar a feira.
Além da Felinju, existem outras feiras que acontecem na cidade. Em janeiro acontece os outlets das confecções, com descontos de até 70%. Fechando o calendário, em setembro, ocorre a Festlingerie, que apresenta a coleção primavera/verão. A Festlingerie coincide sempre com o feriado de 7 de setembro e recebe cerca de 15 mil visitantes e clientes a cada edição.
Fonte: Turismo de Minas