Com clima de cidade do interior e variedade de programação de cidade grande, Pedra de Guaratiba apresenta seu 2° Festival de Frutos do Mar, entre os dias 9 e 20 de novembro com pratos a partir de R$ 24,90.
Se a proposta fosse "apenas" apresentar a excelente gastronomia da região, já seria um convite dos mais tentadores, porém, o evento vai muito além disso: a riqueza cultural, histórica e turística do bairro também faz parte desse evento. A programação reúne atividades como feira de artesanato, shows, caminhadas com a história do bairro, teatro de rua, rodas de conversa, sarau, exposições e workshops de temas variados.
A região de Pedra de Guaratiba tem história e sabor. No ambiente bucólico, a cerca de 60 km do Centro, além dos restaurantes participantes do evento, abastecidos por sua centenária colônia de pescadores, estão sítios históricos e arqueológicos. Às margens da Baía de Sepetiba, com vista para a Restinga de Marambaia, muita paz e sossego fazem parte do cotidiano de apenas 10 mil moradores. Tudo isso poderá ser aproveitado - e saboreado – nos cerca de 20 restaurantes que fazem parte do festival.
Entre os pratos que o público vai encontrar no cardápio especial do evento estão Bolinhos de Siri, Camarão no Abacaxi, Manjubinha frita, Bobó de Camarão, Moqueca de Guaratiba, Coxinha de Salmão, Caldinho de Baroa com Camarão, Pasteis de Peixe Defumado com Cream Cheese, Pastel de Sururu, Escondidinhos de Camarão, Peixada, Mini camarão na Moranga, Casquinha de Siri, Nhoque de Camarão, Camarão Empanado, Quibe de Peixe, Gurjão de Peixe com Camarão entre outros pratos. As casas funcionarão, em sua maioria, das 11h às 22h, mas as atividades culturais começarão diariamente já a partir das 9h.
Quando o assunto é cultura e história, entre os pontos que valem a pena serem visitados no bairro estão Ponta Grossa, região de marina que dá visão para a Praia da Brisa. Outra dica é ir à Igreja de Nossa Senhora do Desterro, construída entre 1628 e 1629 e considerada a terceira mais antiga do Rio de Janeiro. E, ainda, caminhar pelo píer da Pedra de Guaratiba.
A primeira edição do evento aconteceu em 2015 e atraiu mais de 30 mil pessoas. O mesmo sucesso de público é esperado. Além de movimentar a economia local com empregos e faturamento das casas, o evento também busca atrair a atenção do poder público para a região, para que promova mais políticas públicas de fomento para o turismo local.
Anderson Paulo e Rafael Kashimir são idealizadores desta edição do festival e contam que o objetivo é dar mais visibilidade a Pedra de Guaratiba e trazer desenvolvimento econômico para a região através do turismo e gastronomia: "A Zona Oeste tem história, uma ótima gastronomia e serviço de qualidade. A iniciativa de promover esse evento vem da necessidade de atrair o carioca para conhecer esse mundo de possibilidades que Pedra de Guaratiba tem a oferecer. Fazer turismo sem sair da própria cidade é possível”, afirmam.
Restaurantes participantes: Aldeia Viking, Amendoeiras (com acessibilidade), Espaço Sabor, Toca do Pirata (com acessibilidade), Bom Bar, Deck da Pedra, Rei da Empada (com acessibilidade), Rei do Camarão, Moto Beer, Saloon, Bela Vista, Restaurante do Betinho, Caravelas, Fernandos Bar, Castelo do Peixe (com Acessibilidade), Rancho do Tunico (com acessibilidade), Sr. Filé, Tratoria do Peixe, entre outros.
Além da gastronomia, a programação do festival reúne atividades como feira de artesanato, shows, caminhadas, teatro, exposições e workshops de temas variados. A proposta é também exaltar as riquezas culturais e turísticas da região.