Fundado em 1934, quando Ipanema ainda era um balneário isolado do resto da cidade, o Bar Lagoa era voltado para a comunidade germânica da cidade, mas teve que mudar de nome na Segunda Guerra Mundial após ser apedrejado e quase incendiado por estudantes revoltados com o afundamento de navios brasileiros em nosso litoral. Tem estilo arquitetônico em Art-Déco, oriundo da França, com mármores originais encimados por frisos dourados, espelhos elípticos nas portas, luminárias interessantes, grandes portões, janelas e balcão. Outra característica é a varanda a céu aberto.
O chope da casa é servido em caldeiretas e pode ser acompanhado com croquetes de carne, salsichões com salada de batata ou ainda o antológico Kassler defumado com chucrute. O cardápio ainda disponibiliza dezenas de pratos a base de carne, frango e peixe. Tem ainda suculentos sanduíches e tira-gostos.
Mesmo sendo um ícone da culinária carioca, consta que os garçons são mal-humorados e não gostam de perder tempo na hora da escolha do prato. Portanto, antes de encomendar, selecione o que vai comer.