TURISMO >> Comer | Beber

  • Mercado Municipal, novo xodó de Niterói, tem ótimo complexo gastronômico

    Da Redação em 05 de Março de 2024    Informar erro
    Mercado Municipal, novo xodó de Niterói, tem ótimo complexo gastronômico

    Foto: Ricardo Rabelo

    Local: Mercado Municipal de Niterói
    ENDEREÇO: Av. Feliciano Sodré, 488 - Niterói
    O Mercado Municipal de Niterói é o novo orgulho de Niterói. O espaço recuperado pela Prefeitura já virou referência em gastronomia, lazer e entretenimento da região central da cidade.
     
    Inaugurado em julho de 2023, o prédio foi construído em 1938, mas há várias décadas estava abandonado. A então área degradada sofreu uma remodelação geral e abriu espaço para um comércio de qualidade no acesso à ponte Rio-Niterói.
     
    O empreendimento conta com 200 vagas de estacionamento e 180 lojas de gastronomia, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, lanches rápidos, decoração, plantas, entre outras, e gera mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. 
     
    A iniciativa foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal que firmaram uma Parceria Público Privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos.
     
    O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio. 
     
    A prioridade do Novo Mercado Municipal é com pequenos produtores de Niterói e do interior do estado do Rio, que hoje só têm o Cadeg, no Rio, como opção para levar seus produtos. O local abriga ainda floriculturas, uma vila cervejeira, entre outras atividades.
     
    Vale a pena também ficar de olho na programação no palco ao centro do mercado. 
     
    O térreo do Mercado Municipal é dedicado a comercialização de frutas – incluindo espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar –, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias.
     
    No mezanino, ficam restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega. O local conta com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde. 
     
    História – O edifício da Avenida Feliciano Sodré, que abrigou, de 1930 a 1976, o Mercado Municipal da cidade e depois passou a ser o Depósito Público Estadual, recebeu um trabalho meticuloso e feito com cuidado para manter todas as características da arquitetura neoclássica do lugar.
     
    O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói. Com uma área de cerca de 9.700 m², o local estava desativado há mais de 40 anos. A obra mantém o estilo art decó e o espaço promete ser uma referência no estado, com geração de emprego e renda, incentivo ao turismo e gastronomia. O edifício de arquitetura neoclássica fica na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz.
     
    Fonte: Prefeitura de Niterói


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      19ª Edição do Festival Vale do Café: música, gastronomia e friozinho da montanha
      Saiba Mais
      Madonna na Mansão Wayne: bar, restaurante e hamburgueria temática que encanta no Catete
      Saiba Mais
      Rede Os Ximenes terá loja perto da Praça XV
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO