TURISMO >> Comer | Beber

  • SESC RJ abre bistrô no antigo convento do Carmo com produtos de pequenos agricultores

    Da Redação em 17 de Setembro de 2023    Informar erro
    SESC RJ abre bistrô no antigo convento do Carmo com produtos de pequenos agricultores

    Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado. Foto: Wando Soares

    Local: Bistrô Sesc Convento do Carmo
    ENDEREÇO: Praça XV (em frente ao Paço Imperial) - Centro
    O Sesc RJ abre na quarta-feira (13/9) bistrô no Centro Cultural da PGE, localizado no antigo Convento do Carmo, Centro do Rio. Trata-se de mais uma iniciativa da instituição com o propósito de valorizar um espaço de interesse histórico no Rio de Janeiro, fomentando o turismo e a cultura no estado.
     
    O prédio foi construído no século XVI e era ocupado por frades carmelitas. Depois, serviu de moradia para a rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil, no século XIX. Ao longo da história foi sede de uma série de instituições até que, em 2022, após quatro anos de reforma, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) revitalizou a edificação e abriu o espaço cultural em funcionamento atualmente.
     
    Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo, como foi batizado, funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, em um espaço de 182m². A reforma para instalação da cozinha foi feita com o cuidado de preservar as características da edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Em vez da exaustão tradicional, por exemplo, foi instalado um sistema iônico, tecnologia que dispensa a coifa para remover impurezas do ar produzidas durante a preparação de alimentos.   
     
    O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção, que o elaborou sob os preceitos da Ecogastronomia. A premissa será valorizar a agricultura familiar do estado do Rio, por meio de pratos com alguns ingredientes fornecidos por pequenos produtores rurais do interior fluminense.
     
    Valendo-se da vocação cultural do espaço, além da gastronomia, o Sesc RJ levará atrações artísticas para o local – a primeira delas é a exposição “Abstrações: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”. A mostra é formada por gravuras assinadas por esses artistas e que fazem parte do acervo de obras de arte da instituição. A mostra tem previsão de abertura em outubro ficando em cartaz até janeiro.
     
    "A gastronomia fala muito sobre a nossa história, identidade e cultura. Com o Bistrô Sesc Convento do Carmo, daremos impulso a todas essas vertentes, porque estamos ocupando um espaço de extrema importância para a história brasileira, com um cardápio que valoriza a produção rural fluminense e atrai público e movimento para a cena cultural do centro da cidade incentivada pela Procuradoria Geral do Estado", diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ e Fecomércio RJ.
     
    O procurador Geral do Estado, Bruno Dubeux, celebra a inauguração do Bistrô, dizendo que a iniciativa se soma aos esforços do órgão para aproximar do público esse patrimônio histórico da cidade.
     
    “O Bistrô Sesc Convento do Carmo é o coroamento de um projeto gestado há várias administrações da Procuradoria Geral do Estado para recuperar este patrimônio histórico nacional e devolvê-lo à sociedade na forma de Centro Cultural. A instalação do Bistrô vem complementar o conforto que queremos oferecer ao público que vem nos visitar para ver as exposições de arte, consultar a biblioteca ou participar do Quintas do Carmo, um programa de palestras e debates culturais”, disse.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Mercado Municipal, novo xodó de Niterói, tem ótimo complexo gastronômico
      Saiba Mais
      Barão do Flamengo, a rua dos sabores do Pará no Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Cápsula do tempo: Café Lamas completa 150 anos como o restaurante mais antigo do Brasil
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO