Arduíno Colasanti nasceu em 1936 em Livorno, na Itália, e veio com a família para o Brasil pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, aos 11 anos. Nos anos 50, o jovem bonito e queimado de sol virou símbolo de uma geração como modelo, ator, mergulhador e galã, estrelando 36 filmes.
Segundo Ruy Castro, no livro "Ela é Carioca", Arduíno era o líder do Arpoador nos anos 50 e 60. "Ele era bonito, culto, sensível, amigos dos amigos, bem-educado, craque em mergulho e caça submarina". E completa: "As meninas do colégio São Paulo atiravam-se à janela quando ele atravessava a rua, vindo da areia, segurando um arpão ou uma prancha".
Colasanti casou-se cinco vezes e teve alguns casos famosos com atrizes como Leila Diniz e Sônia Braga. Realizou o primeiro nu frontal masculino do cinema brasileiro no longa "Como Era Gostoso o Meu Francês", de 1971.
É filho do também ator Manfredo Colasanti e irmão da escritora Marina Colasanti.
Além de ator Arduino foi também um dos pioneiros do surf no Brasil, esporte popular em meados da década de 1960. Foi também mergulhador profissional, fotógrafo e cinegrafista submarino.
Segundo ainda o escritor Ruy Castro, foi Arduíno que acabou dando projeção a hoje famosa Búzios quando levou a então vila de pescadores, o amigo Bob Zagury com a namorada Brigitte Bardot, no início dos anos 60.
Arduíno faleceu no dia 22 de fevereiro de 2014, aos 78 anos, e teve o corpo cremado.
Fonte: "Ela é Carioca", de Ruy Castro e Wikipedia