No longínquo ano de 1900, Violeta Lima Castro, conhecida como Bebê Lima Castro, foi escolhida a primeira Miss Brasil. Concorrendo com centenas de jovens das mais importantes famílias brasileiras, conseguiu o primeiro lugar e anos depois veio a ser uma das mais célebres cantoras líricas de seu tempo.
Violeta nasceu em Paris, em 1879, e foi registrada no consulado brasileiro, filha do Dr. João da Costa Lima e Castro, professor da Faculdade de Medicina.
Falava e escrevia fluentemente três idiomas: português, francês e espanhol, além de falar e ler bem o inglês e o italiano. Era ainda pintora.
Atuou ainda no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, viajava todos os anos à Europa, onde cantava nos principais países, e viveu 10 anos em Paris.
Encerrou sua carreira artística em 1957, durante concerto realizado na ABI, Associação Brasileira de Imprensa. Levou uma vida discretíssima.
No terreno amoroso, sabe-se que Barbosa Romeu, médico da marinha e crítico teatral, nunca se casou e conservou durante toda sua vida uma grande paixão por Bebê Lima Castro. O poeta Gomes Leite amou-a apaixonadamente e Rafael Pinheiro mantinha por ela um grande entusiasmo.
Violeta, teve uma intensa vida social e cultural e morreu aos 86 anos de idade, em maio de 1965, na sua aristocrática residência, no bairro da Urca, Rio de Janeiro.
Fonte: Daslan Melo Lima/Blog Passarela Cultural