Batizada de Boulevard Olímpico, a nova área portuária do Rio foi a sensação das olimpíadas. Ocupando um trecho de três quilômetros e meio entre a Praça XV e o Armazém da Utopia (galpão 8) é uma grande avenida para pedestres construída ao longo por onde passava antes o elevado da Perimetral hoje demolido. A via ganhou calçadas, jardins, praça, deck, mirantes e árvores. O passeio pode começar pela Praça XV percorrendo o jardim onde ficou a tocha olímpica. As construções ganharam destaque sem o elevado como a Igreja da Candelária e a Casa França-Brasil. Caminhando mais um pouco, acessa-se a Praça Mauá beirando a orla em frente à base naval. Não tem como ficar de queixo caído com o monumental Museu do Amanhã, projeto arquitetônico do espanhol Santiago Calatrava. Mais à frente tem o também belíssimo Museu de Arte do Rio ocupando um prédio onde funcionava a antiga rodoviária do Rio e um palacete de mais de 100 anos totalmente reformado.
Seguindo passa-se em frente aos antigos armazéns transformados em pavilhões de eventos de moda, arte, congressos, festas e muitos eventos glamourosos. Destaque para o modernista Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que percorre a cidade do Aeroporto Santos Dumont até a Rodoviária passando pela nova orla. Imperdível também conferir o maior painel do mundo intitulado Etnias, de autoria do artista Eduardo Kobra. O desenho representa habitantes nativos dos cinco continentes e tem 17 metros de altura e 170 metros de comprimento. Mais a frente chega-se ao AquaRio, o maior aquário marinho da América Latina, previsto para inaugurar em novembro de 2016. Ele terá nada menos do que oito mil animais de 350 espécies.
O Boulevard Olímpico, cujo nome oficial é Orla Conde (ex-prefeito do Rio), é um excelente lugar para passear, andar de bicicleta, patinar, flanar, ler e curtir um solzinho. E o melhor: tem sempre eventos acontecendo, entre shows, performances de artistas, feiras gastronômicas e muito mais. E o melhor: a área é bem policiada contando com um efetivo do policiamento Centro Presente. Vale conferir!
Fotos: Rogeria Paiva