Fundado em 1939, o bairro Peixoto, em Copacabana, é um cantinho carioca de dar gosto. Composto por apenas cinco ruas, tem como característica ter prédios de no máximo 15 metros de altura com a bucólica praça Edmundo Bittencourt ao centro.
O local tem brinquedos infantis, quadra, equipamentos de ginástica, muitas árvores e até uma ferinha de adoção de animais aos sábados. Destaque para a imagem de Nossa Senhora de Fátima e um bonito jardim em volta (foto).
Interessante é que o local é um bairro dentro de um bairro, mas com muita tranquilidade, ao contrário da barulhenta Copacabana. Os terrenos do Bairro Peixoto pertenciam à chácara do comerciante português Comendador Paulo Felisberto Peixoto da Fonseca, que chegou ao Brasil em 1875. Sua chácara possuía uma lagoa, um pantanal, árvores frutíferas e um bambuzal entre os morros de São João e dos Cabritos.
O Comendador Peixoto não tinha descendentes diretos e deixou, por meio de doação celebrada em 15 de Junho de 1938, todos os terrenos de sua chácara para cinco instituições de caridade.