Frequentar o Bar do Mineiro em Santa Teresa é como estar no interior. O salão com seus azulejos brancos e sua decoração com cartazes antigos, marionetes, fotos, panelas e funis em nada lembra os barzinhos moderninhos espalhados pela cidade. O ambiente despojado é um convite para curtir a sua gastronomia.
O cardápio privilegia a comida mineira com pratos da região: feijão tropeiro, carne seca com abóbora, tutu à mineira, vaca atolada, pastéis de feijão, frango com quiabo, galinha ao molho pardo, polenta, rabada com batata e carne-seca desfiada com queijo. Mas, a feijoada é a marca da casa. O público pode saborear o prato na versão leve (com carnes magras) e na tradicional com variadas carnes, farofa, torresmo, laranja e couve refogada. Quem quer apenas beliscar encontra variado cardápio de tira-gostos.
Fundado em 1989 por mineiros de Carangola, o bar é excelente opção também só para beber. A casa oferece cerveja gelada e dezenas de marcas de cachaça, caipirinhas e a famoso cachaça de gengibre, servida gelado e tida como afrodisíaca. Outra boa pedida é a badalação. O bar é frequentado por gente “descolada”, artistas, poetas, escritores e muitos estrangeiros. Por suas mesas já passaram Quincy Jones, Nelson Sargento, Washington Olivetto e Moacyr Luz, figurinha fácil no local.
Foto: Divulgação