A badalada boate Sucata, que funcionou de 1968 a 1977, onde é hoje o Parque das Figueiras, na Lagoa, foi o primeiro grande empreendimento noturno no Rio de Janeiro do então jovem empresário Ricardo Amaral. O antigo espaço de boliche tinha formato de arena com visão de qualquer ponto e decoração com peças de sucata e sofás de couro artesanais.
Na sucata, no ano da estreia, aconteceu temporada lotada de três meses de Elis Regina, tido como o boom no início da carreira da artista. Depois foi a vez de Wilson Simonal, o melhor cantor do Brasil da época. O filme É Simonal teve várias cenas rodadas no local.
Também se apresentaram os tropicalistas com shows memoráveis, especialmente de Gal Costa que, inspirada em Janis Joplin, interpreta "Meu nome é Gal", também outro marco da artista.
No livro "A Cara do Rio", de Ricardo Amaral e Raquel Oguri, o empresário conta que inicialmente hesitou em abrir a casa noturna num lugar "tão longe" como a Lagoa. "Para se ter uma ideia de como aquele lugar era longe do burburinho da época, basta lembrar que o apelido do trecho da Borges de Medeiros, na Lagoa, entre o Clube Naval Piraquê e o Estádio de Remo, ainda sem pavimentação, era "Belém-Brasília", conta Amaral.
Na pista da discoteca, sucessos dos Beatles, Bee Gees sob o comando de Pudney, Pelé e Monsieur Lima, tidos com um dos primeiros discotecários do Rio.
Mas, o forte eram os shows com Elizeth Cardoso, Maysa, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Jorge Ben, Nara Leão, Baden Powell, Paulinho de Viola e muitos outros.
Depois foram as festas memoráveis, entre elas, o Baile Caju Amigo, promovida por Carlinhos Niemeyer. "Quem participou participou. Quem não participou nunca saberá o que perdeu", diz Ricardo Amaral.
Amaral admite que o começo do fim da sucata aconteceu quando reabriu a Black Horse, na Praça General Osório, em Ipanema. "De um dia para o outro, a Sucata ficou vazia", lamenta.
Era a hora de fechar e partir para outra, afinal Ricardo Amaral era o empresário da noite mais bem sucedido que abriria muitas outras casas ainda com destaque para a Hipopotamos, em Ipanema.
Curiosamente, assim como a sucessora da Sucata, o Canecão, surgiriam num antigo boliche. "A falência dos boliches resultou no aparecimento das primeiras casas de espetáculos voltadas para shows no Brasil", reconhece Amaral.
Fonte: Vaudeville Memórias/Ricardo Amaral