Não é de hoje que o Largo São Francisco da Prainha, na região portuária do Rio, é ponto de encontro para quem gosta de samba, cerveja gelada e badalação.
Tudo começou há muitos anos com as rodas de samba do Escravos da Mauá que atraía centenas de pessoas à praça e fez a fama do lugar.
Hoje, o Largo da Prainha não tem mais as tradicionais rodas dos Escravos, mas continua a tradição do samba, choro e música boa com os bares que que fazem a programação e dividem o espaço com mesas, cadeiras e algumas barracas de street-food.
Entre os bares que resistiram ao tempo, surgiram novos como o famoso Bafo da Prainha, um dos primeiros a promover a retomada da noite carioca pós-pandemia com ótimas ideias e apresentações. Por lá, passaram Nina Wirtti, Moça Prosa, Samba do Peixe, Jovi Joviniano, Allbrazz e muitos outros do primeiro time da música.
O Armazém Zero4, um dos mais antigos da área, mantém o ar retrô de botequim familiar com um atendimento simpático e eficiente. No cardápio, a variedade de petiscos impressiona. E, para quem for com a grana curta, dá para comer um delicioso pastel por apenas R$ 4,50. Tem cerveja gelada e uma carta de mais de 100 rótulos de cachaça.
No segundo andar do mesmo sobrado, funciona a Casa Porto, um ambiente descontraído que respira cultura. Serve almoço de dia e à noite a vez é dos petiscos, drinks e cerveja gelada. Dos seus janelões se contempla todo o largo, como um verdadeiro camarote para a festa.
Numa das esquinas da praça fica o Bar da Dulce, um botequim no melhor estilo pé-sujo. Serve com simpatia cervejas geladas a preços justos e petiscos típicos como bolinho de bacalhau, batata-frita, coxinha e muito mais.
O Angu do Gomes, que por décadas fez história no Rio com carrocinhas espalhadas pela cidade, também está na praça desde 2008. No cardápio, além do prato que batiza o restaurante, muitas outras opções como costela bovina com batata cozida e agrião, carne seca com abóbora, camarão à paulista e muitos outros.
O Gratto Bistrô é outro conhecido pela qualidade dos serviços. A casa serve café da manhã, sobremesas, petiscos, pizzas e almoço executivo num casarão charmoso e acolhedor. Como bar, tem variedade de petiscos, cervejas geladas, vinhos, caipirinhas e drinks.
Tem também o Depósito de Bebidas, o Comezinho Bar, o Boteco 21 e outros como os famosos como o Gracioso, o Dois de Fevereiro e o Da Pedra que ficam no entorno e fazem parte desse complexo gastronômico e cultural da região.
No sopé do Morro da Conceição, ao lado da Pedra do Sal e da Praça Mauá, o Largo da Prainha é um dos espaços mais autênticos cariocas e de pura efervescência cultural.
Instagram:
@angudogomes
@armazemzero4
@bafodaprainha
@bardadulce_oficial
@casaporto.rio
@grattobistroriooficial
:: Já conferiu nossa
Agenda Cultural? Tem dicas para todos os dias, inclusive de programação gratuita ::