Desdentado, indivíduo cuja arcada dentária é falha na frente. A origem do nome é a cidade de Benguela, situada na Baía de Santo Antônio, em Angola. A cidade foi fundada pelos portugueses em 1617, sendo usada como uma das bases para a expansão lusa na África e para o tráfico negreiro.
Chico Buarque se refere à região na música Morena de Angola, aquela que leva o chocalho amarrado na canela: "Será que ela tá caprichando no peixe que eu trouxe de Benguela? / Será que tá no remelexo e abandonou meu peixe na tigela?..."
A população negra dessa região tinha o costume de limar os dentes incisivos das crianças. O estrago era grande, pois os incisivos são os oito dentes da frente, que ficam entre os caninos (quatro no maxilar superior e quatro no inferior).
O termo é usado também na expressão 'na banguela', com o significado de 'com a marcha do veículo desengatada ou desengrenada'; o mesmo que 'em ponto morto'. A origem seria o fato de que engatar, ou engrenar uma marcha, é o mesmo que 'endentar'.
Significa fazer com que as engrenagens da marcha se engatem com as do eixo do motor, ou que os dentes se encaixem, para que haja a tração. Quando está em ponto morto, geralmente em ladeira, o carro se movimenta sem a ajuda dos dentes, ou sem os dentes, o que teria gerado a expressão 'na banguela'.