TURISMO >> Histórias do Rio

  • A origem curiosa das palavras: cardápio

    Márcio Bueno em 17 de Agosto de 2021    Informar erro
    A origem curiosa das palavras: cardápio

    Quem freqüenta restaurantes e costuma pedir o cardápio ao garçom com naturalidade não imagina que a palavra foi criada artificialmente.
     
    O criador foi o inventivo e polêmico filólogo carioca Antônio de Castro Lopes (1827-1901) com o objetivo de substituir o termo francês menu.
     
    Ele juntou os substantivos latinos charta [papel] e daps, dapis [refeição, comida, iguaria], ou seja, papel, lista de comidas ou iguarias.
     
    O filólogo não se limitou ao cardápio, embora este tenha sido o seu maior sucesso. É de sua autoria também o vocábulo 'convescote', criado para substituir o inglês picnic.
     
    Em 1889, ele se refere assim à sua invenção (com a grafia da época): "Em portuguez, desde seculos que existe a palavra 'escóte', a qual significa 'quinhão dado por cada um para a despesa'; temos a palavra tambem portugueza 'convivio', 'festim, festa familiar' (de convivium, ii, latino). Com estes dous elementos se forma muito natural e euphonicamente 'convescóte' (...)".
     
    Mas 'convescote', convenhamos, não conseguiu ter a mesma aceitação de 'cardápio'. Outras propostas do filólogo definitivamente não pegaram. É o caso de 'lundâmbulo', para substituir o termo francês tourist.
     
    Será que algum cidadão se disporia a viajar sabendo que passaria a ser chamado de 'ludâmbulo'? O mesmo aconteceu com outras invenções suas: 'lucivelo' ou 'lucivéu', para substituir abat jour, 'nasóculos', em lugar de pince-nez, e 'preconício', em vez de réclame [propaganda].
     
    Além de filólogo, Castro Lopes foi professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, colaborou com o Jornal do Commercio e deixou livros de poesias e de ensaios.
     
    O termo 'cardápio' começou a ser usado inicialmente no Rio de Janeiro mas, aos poucos, foi ganhando a disputa com o francês menu e hoje frequenta as mesas de restaurante de todo o país.       
     
    Extraído do livro A Origem Curiosas das Palavras, do jornalista Márcio Bueno. Publicado pela editora José Olympio, teve seis edições esgotadas, pode ser encontrado no site Estante Virtual


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Iniciado em 1960, Aterro do Flamengo mudou a geografia da Orla do Rio
      Saiba Mais
      Cine Paissandú, uma boa lembrança de um Rio de Janeiro que não existe mais
      Saiba Mais
      Festas em apartamentos eram uma febre no Rio entre os anos 70 e 90
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Leandro Santos:
        Que história interessante! Então "cardápio" é um substantivo do léxico do português brasileiro, pois em Portugal se usa "ementa". Certamente o termo "ludopédio" se formou com intenção semelhante, a de substituir a palavra inglesa "football". Neste caso o resultado não foi bem sucedido, pois prevaleceu a forma "futebol" mesmo.


DIVULGAÇÃO