TURISMO >> Historias do Rio

  • A origem curiosa das palavras: Favela

    Márcio Bueno em 20 de Julho de 2021    Informar erro

    Conjunto de habitações rústicas, com pouca ou nenhuma infra-estrutura urbana e carente de serviços públicos, como o recolhimento regular de lixo.

    No final do século XIX, terminada a Guerra de Canudos, na Bahia, depois de serem dizimadas as forças constituídas pelos seguidores do beato Antônio Conselheiro, os soldados do Exército seguiram para o Rio de Janeiro.

    Em novembro de 1897, cansados de esperar por alojamentos prometidos pelo governo, eles ocuparam o morro mais próximo do prédio do Ministério da Guerra (hoje, sede do Comando Militar do Leste).

    A área já estava sendo ocupada por ex-escravos recém-libertos, e por moradores pobres expulsos de cortiços por pressão da especulação imobiliária.

    Esse morro inaugurou um novo modelo de ocupação urbana, resultante da pobreza e das dificuldades impostas pela burocracia para o acesso da população à casa própria.

    Ao se estabelecerem, os soldados batizaram o local de 'morro da Favela', mesmo nome da elevação onde ficaram acantonados em Canudos e que tinha esse nome por causa da vegetação existente no local - era uma leguminosa que produzia uma pequena fava, ou favela (diminutivo de 'fava').

    Aos poucos, as áreas em que foram surgindo conjuntos semelhantes de habitações passariam a ser chamadas de favelas.

    Mas nem todos aderiram rapidamente à nova denominação. Manuel Bandeira, em uma crônica de 1930, ainda chamava de Favela (nome próprio) apenas aquele morro.

    Foi por ocasião da morte de Sinhô (o compositor José Barbosa da Silva), tido como o primeiro grande sambista: ele dizia que os sambas de Sinhô "pareciam descer dos morros lendários da cidade, Favela, Salgueiro, Mangueira, São Carlos...".

    Finalmente, quando praticamente todos os morros passaram a ser chamados de favelas, o local que originou o nome, o morro da Favela, voltou a adotar a antiga denominação de morro da Providência.

     
    Extraído do livro A Origem Curiosas das Palavras, do jornalista Márcio Bueno. Publicado pela editora José Olympio, teve seis edições esgotadas, pode ser encontrado no site Estante Virtual

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Maria de Lourdes Mendes Moura:
        Importantíssima essa informação! Adoro saber da História do Rio de Janeiro e também das demais Cidade do Brasil! Cada uma com sua História peculiar!

      • Comentário do post marcelo sampaio:
        Muito bom o conteúdo , precisamos disso, para melhorar a Cultura das nossas crianças


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA