Em 1817, a alpinista britânica Henrietta Carstairs se tornou a primeira pessoa a escalar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A façanha de Carstairs foi destaque principalmente por ser a face leste, tida então como inatingível, com seus 395 metros de altura.
Ao chegar ao topo da montanha, Carstairs colocou a Union Jack, bandeira nacional do Reino Unido, no topo. Segundo a lenda, um soldado português patriota, no dia seguinte, escalou o monolito e substituiu a Union Jack por uma bandeira portuguesa.
Os estrangeiros, definitivamente, estavam no caminho do monolito. O bondinho foi construído por alpinistas suíços especialmente treinados que levaram as peças nas costas em escaladas super perigosas. Estima-se que, ao todo, carregaram quatro toneladas de equipamentos.
Os dois bondinhos de madeira maçiça, feitos na Alemanha, com capacidade para 22 passageiros, foram içados por cabos de aço e um guincho manual desmontável construído no topo do Morro da Urca.
Recentemente revelamos um fato que muda completamente a geografia histórica da cidade: os Morros da Urca, Pão de Açúcar e o Cara-de-Cão formavam originalmente uma ilha chamada Trindade.
O Oceano Atlântico tinha conexão direta com a enseada de Botafogo no trecho onde é hoje a Praça General Tibúrcio supostamente aterrado no final do século XVII.
O fato foi confirmado pelo historiador Milton Teixeira, um dos maiores especialistas em história do Rio.
"Existe um mapa de 1624 que comprova que o local era de fato uma ilha. Eu acredito que na maré baixa deveria existir a praia vermelha, mas na maré alta a área virava uma ilha. Depois vieram sucessivos aterros que fecharam de vez a passagem da água. Não é a toa que até hoje a enseada de Botafogo é poluída".
Curiosamente, o Pão de Açúcar chegou a ser cotado para abrigar a estátua do Cristo Redentor. O monumento natural já apareceu num filme de James Bond sendo um dos cartões postais mais famosos do mundo.
O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.