TURISMO >> Histórias do Rio

  • Alpinista britânica Henrietta Carstairs foi a primeira a escalar o Pão de Açúcar

    Da Redação em 15 de Janeiro de 2024    Informar erro
    Alpinista britânica Henrietta Carstairs foi a primeira a escalar o Pão de Açúcar

    Foto: Custódio Coimbra


    Em 1817, a alpinista britânica Henrietta Carstairs se tornou a primeira pessoa a escalar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A façanha de Carstairs foi destaque principalmente por ser a face leste, tida então como inatingível, com seus 395 metros de altura. 
     
    Ao chegar ao topo da montanha, Carstairs colocou a Union Jack, bandeira nacional do Reino Unido, no topo. Segundo a lenda, um soldado português patriota, no dia seguinte, escalou o monolito e substituiu a Union Jack por uma bandeira portuguesa. 
     
    Os estrangeiros, definitivamente, estavam no caminho do monolito. O bondinho foi construído por alpinistas suíços especialmente treinados que levaram as peças nas costas em escaladas super perigosas. Estima-se que, ao todo, carregaram quatro toneladas de equipamentos.
     
    Os dois bondinhos de madeira maçiça, feitos na Alemanha, com capacidade para 22 passageiros, foram içados por cabos de aço e um guincho manual desmontável construído no topo do Morro da Urca.
     
    Recentemente revelamos um fato que muda completamente a geografia histórica da cidade: os Morros da Urca, Pão de Açúcar e o Cara-de-Cão formavam originalmente uma ilha chamada Trindade.

    O Oceano Atlântico tinha conexão direta com a enseada de Botafogo no trecho onde é hoje a Praça General Tibúrcio supostamente aterrado no final do século XVII.
     
    O fato foi confirmado pelo historiador Milton Teixeira, um dos maiores especialistas em história do Rio.
     
    "Existe um mapa de 1624 que comprova que o local era de fato uma ilha. Eu acredito que na maré baixa deveria existir a praia vermelha, mas na maré alta a área virava uma ilha. Depois vieram sucessivos aterros que fecharam de vez a passagem da água. Não é a toa que até hoje a enseada de Botafogo é poluída". 
     
    Curiosamente, o Pão de Açúcar chegou a ser cotado para abrigar a estátua do Cristo Redentor. O monumento natural já apareceu num filme de James Bond sendo um dos cartões postais mais famosos do mundo.
     
    O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rio teve Praça de Touros na esquina da Rua Ipiranga com Rua das Laranjeiras
      Saiba Mais
      Construída em tempo recorde, passarela do samba faz 40 anos com corpinho de 20
      Saiba Mais
      Calça Boca de Sino, sucesso dos anos 70, eram símbolo de rebeldia, liberdade e moda alternativa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO