Em 1950, foi inaugurada a primeira rodoviária do país na Praça Mauá, junto ao prédio da Polícia Marítima e a Imprensa Nacional (hoje Superintendência da PF). As obras foram custeadas pelo governo federal que também construi o prédio.
Todavia, o terminal nasceu sobrecarregado e de 1945 a 1950, o movimento de linhas e passageiros no terminal dobrou e a rodoviária com plataformas para apenas 20 ônibus já estava sobrecarregada.
Nos anos 60, com a desativação das ferrovias e o aumento do transporte rodoviário, o terminal entrou em colapso, com ônibus espalhados pela região, atrapalhando o trânsito do local.
Com o fim das operações interestaduais, a rodoviária foi encampada pelo governo do então Estado da Guanabara e começou a ser utilizada para ônibus com destino a municípios próximos do estado do Rio e hoje serve a linhas intermunicipais. Atualmente, o local da antiga Estação foi incoporada a área do Museu de Arte do Rio (MAR).
A nova Rodoviária do Rio foi construída em 1965 pelo governador da Guanabara Carlos, Lacerda, estrategicamente localizada próxima ao Centro e às principais vias de entrada e saída do Rio de Janeiro.
Fonte: IBGE