TURISMO >> Histórias do Rio

  • Bar Bracarense ganha placa de Patrimônio Cultural Carioca

    Da Redação em 26 de Novembro de 2021    Informar erro
    Bar Bracarense ganha placa de Patrimônio Cultural Carioca

    “Braca” como é conhecido pelos clientes mais assíduos abriu as portas em 1961


    Instalado no encontro da Rua José Linhares com a Avenida Ataulfo de Paiva, o Bracarense, um dos botequins mais tradicionais do Leblon, recebeu nesta quinta-feira (25/11) a placa de Patrimônio Cultural Carioca, fornecida pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
     
    Em evento aberto ao público, a placa foi entregue a Kadu Tomé e sua mãe Dona Rosa, donos do estabelecimento. 

    "Reconhecer os bares tradicionais da cidade é uma prioridade, desde sempre, do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. O objetivo desse reconhecimento é identificar e proteger lugares que contribuem diretamente para a nossa identidade e o nosso modo de viver. Então, cada botequim da cidade realiza uma contribuição para nossa qualidade de vida, mesmo para quem não frequenta, porque promove um ambiente urbano com movimento, segurança, alegria e um lugar de encontro. No caso do Bracarense, ele vem realizando isso desde 1961: gerando empregos e contribuindo para esse espírito carioca", disse Washington Fajardo, secretário municipal de Planejamento Urbano.

    A homenagem coincidiu com o aniversário de Kadu Tomé, um dos donos do bar e neto do fundador, o português Arnaldo Tomé, que inaugurou o “Braca” – como é conhecido pelos clientes mais assíduos – em 1961.
     
    O bar recebeu o nome em homenagem à cidade portuguesa de Braga e, ao longo do tempo, possuiu frequentadores ilustres como João Ubaldo Ribeiro e Tom Jobim. Com a entrega da famosa plaquinha azul, o Bracarense é o 29º bar a integrar o Circuito dos Botequins, que conta com bares tradicionais na cidade, como Amarelinho, Bar da Portuguesa, Jobi e Adega Pérola.
     
    O circuito visa identificar os locais característicos e tradicionais da boemia, afirmando o significado destes locais para a cultura carioca.
     
    Fonte: Prefeitura do Rio
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Arquibancada do Clube Fluminense foi parcialmente demolida com o alargamento da Av. Pinheiro Machado
      Saiba Mais
      O tesouro escondido de Angra dos Reis: a busca pelo meteorito perdido
      Saiba Mais
      Ziraldo: tesouro nacional admirado por gerações criou coleção de fósforos em 1970
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO