Sucesso nos anos 50, o Clube da Chave, em Copacabana, era assim chamado porque cada sócio tinha a chave para entrar e um escaninho com uma garrafa de whisky individual.
A exceção era para a presença feminina, esta sim liberada sem precisar ser sócio. Não é a toa que era tido como o melhor "local de pesca", à época.
O clube foi criado por Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga e tinha um número limitado de sócios, a maioria artistas e intelectuais.
Entre eles Sivuca, Luiz Gonzaga, Dick Farney, Johnny Alf, Dolores Duran, Antonio Maria, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Baden Powell.
Tom começou a trabalhar como pianista na noite carioca passando por várias casas noturnas. A diferença no Clube da Chave é que ele tinha liberdade para tocar o que queria sem precisar atender a pedidos. Sempre com a liberdade de improvisação e rodeado de talentos.
O Clube da Chave ficava no Posto Seis, e consta que foi lá que Tom viu Vinicius de Moraes pela primeira vez. Ambos, anos depois seriam parceiros em muitas músicas.