TURISMO >> Histórias do Rio

  • Copacabana é um bairro cosmopolita e até seu nome tem origem surpreendente

    Da Redação em 25 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Ninguém poderia supor que uma praia famosa de uma cidade tropical como o Rio de Janeiro, fosse batizada com o nome de uma cidade boliviana. É o caso de Copacabana, cuja inspiração vem de um antigo local de culto aos Incas.
     
    Segundo a lenda, após a chegada dos espanhóis à região da Copacabana boliviana, Nossa Senhora teria aparecido no local para Francisco Tito Yupanqui, um jovem pescador, que, em sua homenagem, teria esculpido uma imagem da santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana: a Virgem vestida de dourado pousada sobre uma meia-lua.
     
    No século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos de prata (chamados na época de "peruleiros") trouxeram uma réplica dessa imagem para a praia do Rio de Janeiro então chamada de Sacopenapã (nome tupi que significa "caminho de socós").
     
    Sobre um rochedo dessa praia, construíram uma capela em homenagem à santa. Tal capela, com o tempo, passou a designar a praia e o bairro. Tal capela veio a ser demolida em 1914, para ser erguido, em seu lugar, o atual Forte de Copacabana.
     
    Nesse país, Copacabana é o nome dado a uma cidade situada às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca. Existem relatos de que, nesse local, antes da chegada dos colonizadores espanhóis, ocorria o culto a uma divindade chamada Kopakawana, que protegeria o casamento e a fertilidade das mulheres.
     
    Com a ampliação das linhas de bonde até o Forte do Leme e à Igreja de Nossa Senhora de Copacabana (onde hoje fica o Forte de Copacabana), o bairro foi ganhando ruas e casas, fator acentuado ainda mais com a inauguração da Avenida Atlântica em 1906, na orla do bairro. 
     
    Festa de Nossa Senhora de Copacabana
    Nossa Senhora de Copacabana é festejada na Bolívia no dia 2 de fevereiro, dia da Purificação de Maria, ou festa da Virgem da Candelária. Ela também é venerada em 5 de agosto, com a sua própria liturgia e festa popular.
     
    Fonte: Wikipedia
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Planaéreo do Rio, projeto de 1937, teria hélices de avião e circularia em trilhos suspensos
      Saiba Mais
      Reservatório do Cantagalo em Copacabana, construído na rocha em 1930, tem capacidade para 8 milhões de litros de água
      Saiba Mais
      Destruído por um incêndio em 1998, aeroporto Santos Dumont reabria seis meses depois
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO