O edifício Avenida Central foi inaugurado em 1961 no lugar do hotel Avenida, uma construção de 1911, demolida em 1957.
A moderna torre de 34 andares foi a primeira edificação do Rio e do Brasil em estrutura metálica no lugar de concreto armado. Com 1.061 salas e 200 lojas, sua fachada de vidro, o elevador automático sem ascensorista e as escadas rolantes eram uma inovação incrível na época.
A sua construção, pela incorporadora Regina Feigl, levou três anos para ser concluída e o edifício foi inaugurado em 22 de maio de 1961, durante o governo do jornalista Carlos Lacerda. O projeto é do arquiteto Henrique Mindlin, também autor do Shopping dos Antiquários, Hotel Intercontinental e Hotel Sheraton.
Foi também o primeiro a utilizar o estilo arquitetônico "torre-sobre-placa"; ou seja: a torre construída sobre uma placa onde se localiza um centro comercial – neste caso, de quatro pavimentos.
Hoje, os quatro primeiros andares abrigam um centro comercial, chamado Infocentro, especializado em venda de equipamentos de informática e eletroeletrônicos.
Em 21 de agosto de 2009 sofreu um incêndio de pequenas proporções no depósito de manutenção de óleo, localizado no subsolo. O gerador é movido a óleo diesel. Várias lojas do subsolo foram inundadas pela água utilizada para apagar as chamas.