TURISMO >> Historias do Rio

  • Edifício Victor na Lapa, de 1930, tem piso com suástica nos andares

    Da Redação em 10 de Março de 2021    Informar erro
    O Edifício Victor é um imóvel histórico localizado na Lapa, Rio de Janeiro. Em arquitetura estilo Art Déco, sua fachada é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Construído na década de 1930 por um espanhol para ser um hotel, na atualidade é um edifício residencial.
     
    Além da fachada, outra peculiaridade do local são os mosaicos com suásticas existentes nos ladrilhos que recobrem o piso da área comum de alguns andares. Estes ladrilhos são originais e dizem que foi uma homenagem do espanhol com os alemães que frequentaram o hotel nos primeiros anos do prédio.
     
    O historiador Milton Teixeira lembra, no entanto, que o prédio não é o único local no Rio a ostentar suásticas em sua decoração. Para ele, o mais provável é que os ladrilhos não tenham nenhuma relação com o movimento comandado por Adolf Hitler.
     
    “A suástica existia muito antes de Hitler nascer. Representa deus, o sol. Existe na Índia, na China”, explica. “Era uma decoração relativamente comum no Rio no início do século 20, nada tem a ver com o nazismo. Você pode encontrar pisos com suásticas na Igreja de São José (no centro da cidade), por exemplo, e até na pré-história brasileira”, afirma.
     
    Fonte: Wikipedia e UOL
     
    Leia mais:
     
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA