O Edifício Victor é um imóvel histórico localizado na Lapa, Rio de Janeiro. Em arquitetura estilo Art Déco, sua fachada é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Construído na década de 1930 por um espanhol para ser um hotel, na atualidade é um edifício residencial.
Além da fachada, outra peculiaridade do local são os mosaicos com suásticas existentes nos ladrilhos que recobrem o piso da área comum de alguns andares. Estes ladrilhos são originais e dizem que foi uma homenagem do espanhol com os alemães que frequentaram o hotel nos primeiros anos do prédio.
O historiador Milton Teixeira lembra, no entanto, que o prédio não é o único local no Rio a ostentar suásticas em sua decoração. Para ele, o mais provável é que os ladrilhos não tenham nenhuma relação com o movimento comandado por Adolf Hitler.
“A suástica existia muito antes de Hitler nascer. Representa deus, o sol. Existe na Índia, na China”, explica. “Era uma decoração relativamente comum no Rio no início do século 20, nada tem a ver com o nazismo. Você pode encontrar pisos com suásticas na Igreja de São José (no centro da cidade), por exemplo, e até na pré-história brasileira”, afirma.
Fonte: Wikipedia e UOL
Leia mais: