TURISMO >> Histórias do Rio

  • Frescobol, esporte tipicamente carioca criado na década de 50 sem disputa de pontos

    Da Redação em 11 de Maio de 2021    Informar erro
    Frescobol, esporte tipicamente carioca criado na década de 50 sem disputa de pontos

    Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro na década de 1950. É jogado por dois jogadores ou mais sem disputa de pontos. A origem do nome vem de fresco, por ser praticado à beira mar e do inglês ball. 
     
    Na década de 50, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos na areia da praia, entre os postos 4 e 5.
     
    Como as raquetes estragavam com frequência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes.
     
    Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois foi batizado de "frescobol".
     
    Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades.
     
    Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores.
     
    No estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de Julho, é comemorado o dia estadual do Frescobol.
     
    A melhor definição para o frescobol é do jornalista Millôr Fernandes. "“É um esporte maravilhoso, praticado à beira-mar onde os participantes quase nus, de tempo em tempo interrompem a partida para um mergulho refrescante. E nenhum idiota teve a ideia de lhe traçar normas e aferir pontos". 
     
    Segundo os especialistas em medicina, o frescobol aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece a musculatura dos membros superiores e inferiores e estimula o equilíbrio e as funções cognitivas. Uma partida ajuda a queimar 1200 calorias em cerca de 40 minutos.
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Zé das Medalhas, o personagem que marcou época em Copacabana
      Saiba Mais
      O silêncio das cigarras: o canto que calou nas tardes cariocas
      Saiba Mais
      Festas em apartamentos eram uma febre no Rio entre os anos 70 e 90
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO