Uma das ilhas mais curiosas da Baía de Paraty. Assim é a Ilha do Mantimento, com uma rica história e fatos inusitados. O lugar chama a atenção pelo castelo erguido no meio da mata.
A história da ilha começa a se escrever durante o período colonial, na era do ouro, muitas caravelas não conseguiam chegar até o porto de Paraty, então, atracavam na ilha que funcionava como um entreposto, no qual as mercadorias eram trocadas na mesma, daí o nome, Ilha do Mantimento.
Com o passar do tempo e decadência dos veios auríferos, a ilha ficaria esquecida, e sua fortificação abandonada. Foi quando no fim do século XX, um milionário brasileiro, comprou a concessão da ilha e remodelou a construção.
Posteriormente foi adquirida por um Italiano que a mantem muito bem conservada, inclusive protegendo a fauna e flora. Consta que há alguns anos, ele levou para viver na ilha um casal de mico leão dourado, que está sob ameaça de extinção.
Hoje a população de mico-leão dourado lá é grande. O local foi locação de parte do filme crepúsculo, que se passou no Brasil. É um local muito utilizado para mergulhos, pois é protegido de ventos e possui um mar muito calmo. Por ser uma residência particular, não é possível entrar, nem visitar, só mesmo avistar passando de barco.
Fonte e foto capa: Paraty Tours