TURISMO >> Histórias do Rio

  • Inaugurada em 1946, Avenida Brasil tem 58,5 km e corta 26 bairros do Rio

    Da Redação em 01 de Março de 2021    Informar erro
    Inaugurada em 1946, Avenida Brasil tem 58,5 km e corta 26 bairros do Rio

    Inaugurada em 1946, com um trecho sobre aterro na orla da Baía da Guanabara, a Avenida Brasil foi construída com o objetivo de atender o fluxo de veículos provenientes de São Paulo e de Petrópolis (Rio-Petrópolis) e os bairros do subúrbio carioca.
     
    Com 58,5 quilômetros de extensão, corta 26 bairros da cidade e tem o status de mais importante via expressa da cidade do Rio de Janeiro. 
     
    É a maior avenida em extensão do Brasil e o maior trecho urbano da BR-101, ligando exatamente a BR-101 norte (Ponte Rio-Niterói e Rodovia Rio-Vitória/Niterói-Manilha) à BR-101 sul (Rodovia Rio-Santos).
     
    Seu limite de velocidade é de até 90 quilômetros por hora, entretanto com os engarrafamentos, a velocidade média na via expressa diminui significativamente.
     
    Além da BR-101, a Avenida Brasil também faz parte do percurso da BR-040, da BR-116 e da BR-465, totalizando todas as rodovias federais que passam pela cidade do Rio de Janeiro.
     
    A Prefeitura do Rio de Janeiro mensura a Avenida Brasil, como a responsável pelo maior fluxo viário da cidade com mais de 800 mil veículos por dia.
     
    A avenida começa nas proximidades da Zona Portuária tendo como marco a Rodoviária Novo Rio como quilômetro 0 e corta dezenas de bairros até chegar a Santa Cruz, na Avenida João XXIII - o quilômetro final, na Zona Oeste. A Avenida Brasil é uma via estratégica para o dinamismo da cidade do Rio de Janeiro e importante historicamente.
     
    Tem intersecções com a Ponte Rio-Niterói, Linha Vermelha, Linha Amarela, Rodovia Washington Luís, Via Dutra, Antiga Estrada Rio-São Paulo e a Rodovia Rio-Santos, garantindo assim ligação direta com a Baixada Fluminense, a Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e o Centro carioca.
     
    Também se tinha a intenção de diminuir os custos de circulação de mercadorias, assim como facilitar acesso às indústrias, que possuíam presença expressiva na região. Teve importante consolidação a partir da década de 1950, com a chegada da indústria automobilística principalmente nos Anos JK.
     
    Nela se situa o Ceasa, no bairro de Irajá, um dos maiores entrepostos de hortifrutigranjeiros da América Latina, e a Fundação Oswaldo Cruz com o seu prédio em estilo arábico.
     
    Fonte: Wikipedia
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ziraldo: tesouro nacional admirado por gerações criou coleção de fósforos em 1970
      Saiba Mais
      O tesouro escondido de Angra dos Reis: a busca pelo meteorito perdido
      Saiba Mais
      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO