Nascida em 02 de novembro 1900, Laura Agostini de Vilalba Alvim foi uma das moradoras pioneiras de Ipanema, Zona Sul do Rio. Em 1910, com seus pais e dois irmãos, se muda de Botafogo para um palacete na Av. Vieira Souto, na praia de Ipanema.
Filha de Álvaro Alvim, introdutor do raio-x no país, e neta de Angelo Agostini que desenhou a primeira charge infantil do Rio de Janeiro para a revista Tico-Tico -, cresceu num ambiente com muita cultura.
Dada a sua beleza e traços finos era considerada por muitos a primeira garota de Ipanema. Laura sempre foi apaixonada pelo teatro e o seu maior sonho era ser atriz, mas além do preconceito na época, a família era contra.
Ainda assim, o palacete era um espaço disputadíssimo nos anos de 1920. Os saraus em francês e as festas nos salões fizeram da casa uma referência da intelectualidade de época. Era um lugar onde se encontravam jornalistas, escritores, músicos, poetas, atores e estrangeiros que moravam na cidade.
Após a morte de seu pai em 1928, apesar do início das dificuldades financeiras, dedicou-se a transformar a mansão em espaço cultural para homenageá-lo.
Nunca se casou, nem teve filhos, apesar de 49 pedidos de casamento. Da fortuna conheceu a miséria e no final da vida morava no porão da casa e para sobreviver alugava quartos a turistas estrangeiros.
Passou por momentos financeiros difíceis e mesmo após receber propostas milionárias pela casa, correu atrás do sonho do lugar virar um centro cultural.
Teve que provar a sua sanidade mental em 1983 ao doar a casa ao Estado para seu utilizada para o fim que sempre sonhou. Laura Alvim morou até a sua morte na casa de Ipanema e a inauguração como centro cultural aconteceu dois anos após a sua morte, na gestão do governador Leonel Brizola, tendo Darcy Ribeiro de Secretário de Cultura.
A Casa de Cultura Laura Alvim tem dois teatros, três cinemas, um grande salão para eventos culturais, de frente para o mar, salas multiuso, galeria de arte e espaço para gastronomia, sempre oferecendo uma programação variada e de qualidade. E ainda o Museu de Laura com exposição permanente de móveis e objetos pessoais de Laura e de sua família.
Fonte: Famosos que Partiram/Wikipedia