Nascido em Nova Orleans, berço do Jazz, em 4 de agosto de 1901, o músico norte-americano Louis Armstrong esteve no Rio de Janeiro em novembro de 1957 com agenda agitadíssima.
Sua chegada no Aeroporto do Galeão foi digna de grandes estrelas com muitos fãs, jornalistas e curiosos esperando o desembarque. O percurso até o Copacabana Palace Hotel chegou a ter cortejo de automóveis com muitos jornalistas seguindo a comitiva de Armstrong.
O cantor, saxofonista e trompetista fez apresentações no Theatro Municipal, Country Club e Maracanãzinho. O jazzista foi recebido pelo presidente Juscelino Kubitschek e também teve contato com renomados artistas brasileiros, como Pixinguinha, Elizeth Cardoso e Dorival Caymmi.
Considerado a personificação do Jazz, Louis Armstrong se destacou por seu estilo inventivo e energético em suas apresentações, assim como por sua voz rouca inconfundível e seu sorriso marcante. Armstrong é muito conhecido no Brasil pela sua interpretação da música “What a wonderful world”.
Fonte: Aquivo Nacional
Fotos: Acervo/OGlobo