TURISMO >> Histórias do Rio

  • O dia que Joãosinho Trinta levou um "homem foguete" para a Marquês de Sapucaí

    Da Redação em 10 de Fevereiro de 2024    Informar erro
    O dia que Joãosinho Trinta levou um

    No carnaval de 2001, o carnavalesco Joãosinho Trinta inovou mais uma vez com um "rocket belt" que sobrevoou a Av. Marquês de Sapucaí. Era Eric Scott, 38, dublê de uma empresa de efeitos especiais de Dallas, no Texas, que virou celebridade do desfile com seu "cinto foguete".
     
    Ele fez quatro vôos na avenida, numa máquina de propulsão a jato chamada "rocket belt", criada pela Nasa, agência espacial americana.
     
    Ao terminar o primeiro vôo, de cerca de 200 metros, Scott pousou num monte de papel picado, com as cores da Grande Rio verde, branco e vermelho, espalhando os papéis pelo ar.

    Em seguida, Scott tirou o capacete e começou a sambar, meio sem jeito. O americano, que jamais havia vindo ao Brasil, arrancou aplausos da platéia, impressionada com seu feito.

    "É a melhor sensação que eu tive na vida", disse Scott, após terminar o último vôo, quando contornou o arco da Praça da Apoteose. Das arquibancadas, vinham gritos de "É campeã".

    Joãosinho Trinta, que fazia sua estréia na Grande Rio, disse que há muito tempo queria pôr um homem voando no sambódromo. Ele explicou a relação entre o vôo e o enredo da escola, que homenageou o profeta Gentileza, um místico que circulava pelas ruas do Rio pintando mensagens de paz em pilares de viadutos.

    "Vivemos uma era espacial e temos tanta fome, pobreza e violência. É um contraste que ainda não foi resolvido", disse.

    A importação do show americano custou US$ 143 mil  cerca de 12% do orçamento da Grande Rio, que foi de R$ 2,3 milhões em valores da época.

    O "rocket belt" (cinto foguete, na tradução literal) tem autonomia para 30 segundos de vôo - por isso foram feitos quatro vôos para cumprir o percurso.
     
    Fonte: Folha de SP
    Foto: Fernando Maia/O Globo

    VÍDEOS

    O dia que o homem voou a Marquês de Sapucaí


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      1964, o ano da epidemia de "beijos" no carnaval carioca
      Saiba Mais
      Sammy Davis Jr. encantou o Rio de Janeiro numa apresentação histórica em 1960
      Saiba Mais
      Edifício Tradicional: ícone arquitetônico do Rio de Janeiro completa 75 anos
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO