O líder russo Mikhail Gorbachev visitou a favela da Rocinha em 1992. O mandatário participava da reunião ECO 92 e aproveitou para conhecer a comunidade carioca. Ele chegou pelo alto da Gávea escoltado por carros de seguranças e seguido por carros de reportagem.
"Foi uma corrida-maluca, ninguém sabia para onde Mikhail Gorbachev ia. Peguei a minha Marajó, segui a comitiva e só descobri que ele ia à Rocinha quando já estava na comunidade", conta Ricardo Rabelo, editor da Agenda Bafafá, então correspondente da Rádio Itatiaia no Rio.
Ele foi recebido por líderes comunitários e conversou com moradores com o auxílio de um tradutor. Alguns sequer o reconheceram e acharam até que fosse uma "pegadinha" de TV. Só acreditaram por causa da marca roxa na testa do político.
Gorbatchev estava hospedado na suíte presidencial do então Hotel Glória, em companhia da esposa Raísa. Nos dois dias que ficou no Rio teve encontro com autoridades, tocou percussão numa escola de samba, plantou árvore no Jardim Botânico e palestrou na Universidade Cândido Mendes.
Mikhail Gorbachev faleceu em agosto de 2022 aos 91 anos.