A Terra é atingida diariamente por meteoros. A maioria se desintegra na atmosfera, mas outros chegam a cair no solo. São rochas, chamadas meteoritos, que podem valer fortunas. Angra dos Reis, no litoral fluminense, guarda um verdadeiro tesouro que veio do céu. Difícil é localizar os fragmentos.
A rocha é parte de um meteorito que caiu há quase 150 anos num lago da região. Com mais de meia tonelada, ela quebrou a balança na hora da pesagem.
Segundo a especialista do Museu Nacional, Elizabeth Zucolotto, a rocha é uma das mais antigas do universo. "Ele faz parte da crosta primitiva de um planeta", salienta.
Curioso é que a pedra do meteorito de Angra não brilha, nem parece preciosa. Mas, o grama pode custar cinco mil dólares.
Já foram feitas expedições em terra, lagos e mar para tentar encontrar o resto do meteorito. Ele seria fácil de identificar pois por ser constuído na maioria de ferro atrai ímas e suas pedras são mais pesadas que as pedras comuns, além de terem uma camada escura que se lixadas brilham no interior.
Fonte: Band