Poucos sabem, mas o Rio de Janeiro já teve ônibus de dois andares circulando pela cidade. O fato aconteceu a partir de 1927 quando chassis de três eixos com motores a gasolina foram importados da Inglaterra pela viação Excelsior, subsidiária da Light. As carrocerias foram construídas nas oficinas da Light, na Praça da Bandeira.
No final do mesmo ano, os dois primeiros modelos circularam na cidade a título de experiência. Jornalistas e autoridades foram convidados para um percurso até a Gávea. A parte inferior tinha 12 bancos, oito dos quais aos pares e quatro alinhados lateralmente. O segundo andar, chamado de "imperial", tinha 17 bancos para dois passageiros. A capacidade total chegava a 62 passageiros.
No ano seguinte, foram inaugurados com festa na Av. Rio Branco oito auto-ônibus nas linhas Praça Mauá/Copacabana e Clube Naval/Leme. Rapidamente ganharam dos cariocas o apelido de "Chopp Duplo".
No carnaval de 1932, o Chopp Duplo tomou parte no corso da Avenida Rio Branco. Por módicos 400 réis, os passageiros podiam ver de cima, “com sensação de aeroplano”, as batalhas de confete e desfiles.
Considerados obsoletos e pesados não tiveram vida longa e deixaram de circular em 1941.