Em setembro de 1989, Paul McCartney fez a superturnê The Paul McCartney World Tour com 104 shows e a primeira vinda ao Brasil.
Mas não só isso foi impressionante. Naquela turnê, o ex-Beatle quebrou um recorde mundial: o maior público para uma apresentação de artista solo. E o recorde foi feito em solo brasileiro.
No dia 21 de abril de 1990, Paul subiu ao palco para um público de 184 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro. O show também foi o mais rentável na turnê, gerando mais de US$ 3,5 milhões.
Desde então, Paul perdeu o título do recorde para Rod Stewart, que fez uma apresentação para nada menos do que 4 milhões de pessoas.
Mas a cidade não mudou: a apresentação também foi feita no Rio, em Copacabana, durante a virada de ano de 1994 para 1995. Hoje, Stewart empata com Jean Michel Jarre em questão de audiência e maior show.
E, para completar, o Rio de Janeiro tem outro recorde de show na listinha de top 5 maiores públicos. Em 2006, os Rolling Stones se apresentaram no mesmo lugar de Stewart e reuniram 1,5 milhões de pessoas. O show fez parte da turnê A Bigger Bang, e seu palco tinha a altura de um prédio de sete andares.
Fonte: Rolling Stone Brasil