Para facilitar o escoamento da extensa produção de café do Vale do Paraíba, o Imperador D. Pedro II contratou empresas britânicas e americanas para a construção de uma ferrovia ligando o litoral.
A transposição da Serra do Mar exigiu a construção de 13 túneis pela Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II. Um dos projetos mais audaciosos foi o Túnel Grande, inaugurado em 1865.
Com 2236 metros, liga Paulo de Frontin a Mendes. Levou sete anos para ficar pronto, com frentes de trabalho pelas duas bocas do túnel e mais três poços.
Nas obras de alargamento para melhorar o trânsito na Serra, realizadas em 1913 pelo engenheiro Paulo de Frontin - então diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil -, o Túnel Grande ganhou uma segunda galeria, a 12 Bis, com 2245 metros de extensão.
O 12 Bis é o maior túnel ferroviário do Brasil, e liga Engenheiro Paulo de Frontin à Barra do Piraí. Ambos são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a maior parte dos túneis só é acessivel pela própria linha férrea.
Fonte: Câmara de Paulo de Frontin