O primeiro elevador do Rio de Janeiro foi construído em 1906, no Palácio das Laranjeiras. A Otis foi a responsável pela instalação e até hoje o equipamento está em funcionamento e conserva as características estéticas originais.
O projeto foi concebido pelos arquitetos Armando Carlos da Silva Telles e Joseph Gire, que se inspiraram no estilo de Luís XIV. A construção conta com azulejarias, mosaicos e rico mobiliário que conferem ao palácio uma arquitetura requintada e de encantamento.
A modernidade ficou restrita ao maquinário do equipamento, ocultado por uma porta falsa. Tanto as portas de acesso, a cabine do elevador e até mesmo os espelhos dos botões de acionamento seguiram o padrão decorativo predominante na casa, o rococó francês. Era costume, à época, que as novidades tecnológicas fossem apresentadas ao público revestidas por uma decoração mais tradicional.
Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, destaque para o elevador da empresa alemã Siemens instalado em 1908 e desenhado pelo arquiteto português Luiz Moraes Jr.
Em 1926 é montado, no prédio do jornal “A Noite”, o primeiro elevador de alta velocidade no país.
Fotos: Carlos Magno/Divulgação