TURISMO >> Histórias do Rio

  • Rio de Janeiro teve o primeiro voo comercial do Concorde em 1976

    Da Redação em 10 de Julho de 2022    Informar erro
    Rio de Janeiro teve o primeiro voo comercial do Concorde em 1976

    O Rio de Janeiro foi a cidade sorteada para o primeiro voo comercial do Concorde pela Air France, o dia era 21 de janeiro de 1976, a rota entre Paris e o Rio fazia uma escala em Dakar (Senegal).
     
    Desde esse dia foram seis anos de operação do clássico avião supersônico ligando a capital francesa a cidade maravilhosa. Parou de voar em abril de 1982.
     
    No entanto, o Concorde ainda fez voos especiais para o Brasil até 1998 e passou por outras cidades além do Rio de Janeiro, a começar pela vizinha São Paulo.
     
    Em uma viagem presidencial em 15 de outubro de 1985, o presidente francês, François Mitterrand, fez uma visita oficial ao Brasil e chegou à capital do país em um Concorde da Cia aérea francesa.
     
    O avião tinha "turbinas com a força de 5 mil Volkswagen, voava a duas vezes a velocidade do som e transportava até 100 passageiros com renda para pagar 23.792 cruzeiros pela passagem de ida-e-volta. A viagem durava apenas seis horas, metade do tempo que jato comercial comum levava.
     
    O Concorde esteve ainda em Foz do Iguaçu, em 1996, em um voo especial de volta ao mundo. Esse fato com certeza movimentou o aeroporto da cidade, bem como de amantes da aviação e curiosos.
     
    Entretanto, há uma lamentável coincidência, o Concorde em questão que pousou em Foz do Iguaçu, de matrícula F-BTSC, foi o mesmo que em 25 de julho de 2000 iria sofrer o fatídico acidente ao decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, na França.
     
    Em 2003, o Concorde fazia seu último voo, encerrando um ciclo que até hoje não foi superado na aviação comercial.

    Fonte: Aeroflap


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      1964, o ano da epidemia de "beijos" no carnaval carioca
      Saiba Mais
      Levantamento aponta as gírias mais odiadas pelos cariocas, confira
      Saiba Mais
      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO