TURISMO >> Histórias do Rio

  • Rio de Janeiro teve o primeiro voo comercial do Concorde em 1976

    Da Redação em 10 de Julho de 2022    Informar erro
    O Rio de Janeiro foi a cidade sorteada para o primeiro voo comercial do Concorde pela Air France, o dia era 21 de janeiro de 1976, a rota entre Paris e o Rio fazia uma escala em Dakar (Senegal).
     
    Desde esse dia foram seis anos de operação do clássico avião supersônico ligando a capital francesa a cidade maravilhosa. Parou de voar em abril de 1982.
     
    No entanto, o Concorde ainda fez voos especiais para o Brasil até 1998 e passou por outras cidades além do Rio de Janeiro, a começar pela vizinha São Paulo.
     
    Em uma viagem presidencial em 15 de outubro de 1985, o presidente francês, François Mitterrand, fez uma visita oficial ao Brasil e chegou à capital do país em um Concorde da Cia aérea francesa.
     
    O avião tinha "turbinas com a força de 5 mil Volkswagen, voava a duas vezes a velocidade do som e transportava até 100 passageiros com renda para pagar 23.792 cruzeiros pela passagem de ida-e-volta. A viagem durava apenas seis horas, metade do tempo que jato comercial comum levava.
     
    O Concorde esteve ainda em Foz do Iguaçu, em 1996, em um voo especial de volta ao mundo. Esse fato com certeza movimentou o aeroporto da cidade, bem como de amantes da aviação e curiosos.
     
    Entretanto, há uma lamentável coincidência, o Concorde em questão que pousou em Foz do Iguaçu, de matrícula F-BTSC, foi o mesmo que em 25 de julho de 2000 iria sofrer o fatídico acidente ao decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, na França.
     
    Em 2003, o Concorde fazia seu último voo, encerrando um ciclo que até hoje não foi superado na aviação comercial.

    Fonte: Aeroflap


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Bar Zeppelin, aberto em 1937, encantou várias gerações em Ipanema
      Saiba Mais
      Migração espanhola ao Brasil chegou a meio milhão de pessoas no início do século XX
      Saiba Mais
      Revolta da Cachaça em 1660, no Rio de Janeiro, depôs governador nomeado pelo Rei
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO