A Fábrica de Bangu foi construída em 1889 com material trazido da Inglaterra, inclusive os tijolos de sua exuberante fachada. A partir dos anos 20 foi comprada pela família Silveira Filho e teve grande crescimento chegando a ter seis mil funcionários na gestão de Manuel Guilherme, filho do fundador.
Era como uma minicidade com mil casas, creches, escolas, áreas de lazer, ambulatório médico, inclusive o estádio do Bangú e a quadra da Unidos de Bangu.
Uma das principais curiosidades do bairro são os supostos túneis que interligavam pontos estratégicos do bairro a partir da fábrica. Alguns tinham até trilhos o que leva a crer que eram usados como área de circulação no local.
Não se sabe se era para mercadorias, apesar de rumores que tiveram também uso militar com ligação até a Vila Militar ou que seriam aquedutos que traziam água do maciço da Pedra Branca.
Pessoas que trabalharam na fábrica garantem que os túneis existem, apesar do estado lastimável. Esta foi a única foto que conseguimos. Quando o shopping Bangu foi construído deve ter enterrado parte deles.
Texto: Ricardo Rabelo