Pouca gente sabe, mas o prédio do Hotel Sesc Copacabana — na Rua Domingos Ferreira — foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna.
Inaugurado em 1982, o edifício abriga muito mais do que um hotel com 120 quartos: conta também com um teatro, salão de exposições, biblioteca, restaurante e até aceita hóspedes de quatro patas — sim, é pet friendly.
Idealizado como uma espécie de colônia de férias urbana, o projeto une funcionalidade, acolhimento e cultura em pleno coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, com fácil acesso a pontos turísticos e atrações da cidade.
"Quando terminamos o projeto, estávamos tranquilos. Sabíamos que ele atendia ao que o Sesc precisava. Um prédio funcional, moderno, com alma. E, acima de tudo, humano", disse Niemeyer à epoca.
A fachada do prédio tem detalhes em metal imitando as ondas do mar. Em 2020, o conjunto passou por uma reforma geral que destacou ainda mais o projeto modernista de Niemeyer, inclusive seu belíssimo teatro de arena que foi todo reformado.
Hoje, além de sua programação cultural com teatro, dança, cinema e exposições, o Hotel Sesc Copacabana oferece uma estrutura completa para quem busca conforto no Rio com um toque de história.
Aberto a sócios e não-socios do Sesc, a recepção funciona 24 horas e a diária inclui café da manhã. Um espaço que reúne arte, lazer, hospitalidade.
Em 2021, o hotel foi contemplado com o Prêmio Traveller’s Choice 2021, concedido aos melhores hotéis do mundo, conforme apuração realizada pela plataforma Tripadvisor com base na avaliação dos seus usuários.
No mês de abril, o hotel abriga uma exposição sobre os desenhos de Oscar Niemeyer.