A cidade de Petrópolis encerra o período de alta temporada com saldo positivo no setor turístico. Entre 1º de maio e 31 de julho, a rede hoteleira — com cerca de 6.600 leitos — recebeu 79.357 turistas hospedados. A marca reforça o apelo da cidade como destino preferido durante os meses mais frios do ano.
Além dos turistas, o número de visitantes também impressiona. A Casa de Santos Dumont recebeu 47.389 pessoas no período, enquanto o Museu Casa do Colono foi visitado por 5.580 pessoas. No turismo, vale lembrar, turistas são aqueles que pernoitam na cidade, movimentando hotéis, restaurantes e serviços, enquanto visitantes costumam vir para eventos e passeios sem dormir no local.
Durante a Bauernfest, tradicional festa da cultura alemã, a demanda por hospedagens se intensificou. Dos mais de dois mil imóveis disponíveis na plataforma Airbnb em Petrópolis, menos de 400 estavam vagos, segundo levantamento do Disque Turismo.
Outro destaque foi o movimento internacional: entre janeiro e maio, o Observatório do Turismo Regional registrou a presença de 50 mil turistas estrangeiros na cidade.