O Parque Natural do Gericinó fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e foi reivindicado pelo município de Nilópolis ao Exército Brasileiro por mais de 20 anos.
Ele está situado no antigo Campo de Instrução de Gericinó (CIG), cedido pelo exército à Nilópolis em 2009.
O Parque guarda espécies das mais variadas plantas: de gramíneas como a braquiária, o capim-colonião, o rabo-de-raposa e a lantana, até árvores e arbustos com predominância para cambará e maricá, além de exemplares de tamanqueira, quaresminha, açoita-cavalo, embaúba, paujacaré, jamelão, mamona, entre outros.
Entre as atividades oferecidas, destaque para o safári fotográfico com orientação de professores, corrida de orientação, educação ambiental e recreação infantil, além de serem permitidas caminhadas e práticas de esportes ao ar livre, bike, skate, corridas, parapente.
A Secretaria de Meio Ambiente também faz agendamento com escolas, igrejas, empresas e a comunidade em geral para plantio de mudas nativas da mata atlântica no parque. Até 2012, já foram plantadas mais de 12 mil mudas.
Nilópolis está passando pelo maior reflorestamento de sua história! Ao todo, mais de 60 mil mudas de 70 espécies nativas diferentes serão plantadas num espaço de 42 hectares.
Fonte e fotos: FB do Parque/Wagner Brites