TURISMO >> Passeios

  • Aqueduto da Chácara do Vintém, construção do início de século XIX em Niterói

    Da Redação em 10 de Março de 2021    Informar erro
    Aqueduto da Chácara do Vintém, construção do início de século XIX em Niterói

    Uma das primeiras fontes de abastecimento de água de Niterói, o aqueduto da Chácara do Vintém é uma construção do início do século XIX, atualmente em ruínas. Uma relíquia da história do abastecimento de água em Niterói.

    Em 1838, o presidente da Província, Paulino José Soares de Sousa, futuro Visconde de Uruguai, desapropriou a Chácara do Vintém, cujos direitos sobre a água do proprietário, conselheiro José Caetano de Andrade Pinto (major da Guarda Nacional e Conselheiro do Império), haviam sido avaliados em 6:000$000 (seis contos de réis). Com a desapropriação da Chácara do Vintém a infraestrutura de abastecimento foi reforçada.
     
    Com a chegada de água tratada em meados do século XX, o local foi abandonado e está desde então em ruínas.
     
    Em dezembro de 2020, por iniciativa do então prefeito Rodrigo Neves, foi criado o Parque Natural Municipal Águas Escondidas. Com mais de 62 hectares, é a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno.
     
    Na área do Parque está a antiga Chácara do Vintém, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista.
     
    A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) licitou e dará início à obra de implantação de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser instalado no Morro da Boa Vista, parte integrante do Parque.
     
    Fonte: Prefeitura de Niterói


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Jockey Club Brasileiro, uma pequena cidade dentro do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      7 lugares para fazer piquenique no Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Restinga da Marambaia: um tesouro natural preservado no Rio de Janeiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO