TURISMO >> Passeios

  • Área de Mata Atlântica, Parque Córrego da Luz, em Casimiro de Abreu, tem 112 espécies de aves

    Da Redação em 02 de Novembro de 2023    Informar erro
    Área de Mata Atlântica, Parque Córrego da Luz, em Casimiro de Abreu, tem 112 espécies de aves

    O Parque Natural Municipal Córrego da Luz, com seus 107 hectares de Mata Atlântica preservados (seu nome faz menção ao rio Córrego da Luz), cruza toda a localidade de Córrego da Luz e resguarda grande importância por propiciar o turismo de lazer em Casimiro de Abreu.
     
    O parque está localizado na região serrana de Casimiro de Abreu, compondo o corredor ecológico da Serra do Mar e do Mosaico Mico-Leão-Dourado, áreas de preservação da biodiversidade consideradas como extremamente alta.
     
    Sua vegetação ajuda a formar os corredores ecológicos, permitindo a ligação entre as florestas da APA de Macaé de Cima e das Reservas Biológicas União e de Poço das Antas.
     
    O Parque Natural Municipal Córrego da Luz preserva rica biodiversidade de fauna e flora da Mata Atlântica. Um levantamento sobre a fauna local registrou a ocorrência de pelo menos 112 espécies de aves, sendo 22 endêmicas, como tangará, pica-pau rei, periquito-rico, saracuna do mato, beija-flor-rajado, chauá.
     
    Também foi identificado o anhangá, ave criticamente em perigo, além das espécies coleiro do brejo e a cigarra-verdadeira, que estão em perigo de extinção.
     
    Entre as espécies vulneráveis, destacam-se o maguari, biguatinga, pato do mato e o curió. Entre os mamíferos, destacam-se o bugio, macaco-prego, onça parda, jaguatirica, além do mico-leão-dourado, espécie endêmica e ameaçada de extinção.
     
    A região ainda conta com nascentes e pequenos rios que contribuem com a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, responsável pelo abastecimento de água do distrito de Barra de São João e também das cidades de Macaé e Rio das Ostras.
     
    Recentemente, uma das borboletas mais belas e raras do mundo, a borboleta 88, cujo nome científico é Diaethria clymena, foi fotografada no Parque. Típica do bioma da Mata Atlântica, a espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção.
     
    A principal atração do Parque Municipal Córrego da Luz é o conjunto de piscinas naturais do Poço do Pai João. Há diversas trilhas ecológicas, passando por cachoeiras poucos exploradas. E ainda opções de passeios a cavalo. 
     
    A região é rica em aves, então leve binóculos e uma câmera para observar e registrar as espécies que encontrar.

    Fonte Inea/RJ


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Jockey Club Brasileiro, uma pequena cidade dentro do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Ilha da Salina, em São Pedro da Aldeia, um lugar que parece cenário de cinema
      Saiba Mais
      Aeroporto Tom Jobim tem ônibus direto para Búzios
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO