Da Redação em 01 de Janeiro de 2020 - Informar erro
Local |
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUAPI-MIRIM |
Endereço |
BR 493, KM 12,8, VALE DAS PEDRINHAS |
Detalhes |
ALUGUEL DE BARCOS: MALAFAIA 983327734 E ALOISIO 964154616 |
Na Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim, o Rio de Janeiro tem uma área de pantanal em plena Baía de Guanabara. O único trecho não poluído abriga 242 espécies de aves, 167 espécies de peixes (sendo 81 marinhos e 86 fluviais), 34 espécies de répteis e 32 espécies de mamíferos, que habitam o mangue, as florestas alagadas, os rios e o mar fundo da Baía de Guanabara.
Deste censo merecem evidência o boto-cinza, espécie mais ameaçada, com pouco mais de 30 animais restantes, em vista de extinção local, o gato mourisco (espécie de felino de pequeno porte), a lontra e uma diversidade imensa de aves, algumas em risco de extinção, como o pato-do-mato, a biguatinga e outras espécies migratórias do hemisfério norte, tais como trinta-reis-de-bando e trinta-reis-real.
A biodiversidade aquática também merece destaque. Estima-se que mais de 2.000 famílias vivam diretamente da pesca existente na Baía de Guanabara nos dias de hoje. Grande parte dos peixes e crustáceos de valor comercial, tais como tainhas, corvinas, robalos, camarão, siri e caranguejo, são encontrados neste espaço da Baía de Guanabara, que por muitos já é conhecido como a Arca de Noé, onde, um dia, com a Baía de Guanabara despoluída, toda sua biodiversidade renascerá.
No local é possível alugar barcos para conhecer os canais naturais e ver os golfinhos na Baía de Guanabara.
Uma experiência única no Rio de Janeiro.
Fonte e foto: Instituto Chico Mendes