A vizinha Niterói vai ganhar o Caminho Cervejeiro percorrendo várias fábricas de cervejas artesanais no município. O público poderá degustar as diferentes marcas num roteiro que promete não decepcionar.
A iniciativa é da equipe do Curso e Turismo da Universidade Federal Fluminense, fruto do PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados que consiste numa parceria da Prefeitura de Niterói, a Fundação Euclides da Cunha e da UFF – Universidade Federal Fluminense.
O projeto consiste num diagnóstico da indústria cervejeira de Niterói, qualificação de 60 funcionários das cervejarias para o conhecimento sobre serviços e a cultura cervejeira, além do mapeamento de todos os empreendimentos e a criação de três rotas: Caminho Guanabara, Caminho Jardim Icaraí e Caminho Oceânico.
Niterói foi uma das primeiras cidades do Brasil a instituir uma lei de licenciamento da atividade de microcervejarias e seus bares cervejeiros, a “Lei dos Cervejeiros, que também instituiu o “Selo Cervejeiro”, concedido aos empreendimentos que apresentem critérios como respeito aos valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade.
Pelo circuito cervejeiro o visitante poderá observar o processo de produção e degustar ao mesmo tempo.
Foto: Cervejaria Masterpiece/Divulgação