O Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo, foi concebido em 1916 pelo arquiteto italiano Gino Copede e finalizado em 1918 para ser residência do comendador português Joaquim da Silva Cardoso e de sua esposa Carolina. Em estilo art nouveau, seu interior inclui vitrais, azulejos, esculturas de anjos e divindades, paredes com frisos, colunas, escadaria de madeira e um portão de ferro em forma de borboleta. Destaque para a torre onde reza a lenda é guardada pelo fantasma de uma antiga moradora que teria se suicidado no local.
Após sucessivas trocas de donos, o local foi alvo de disputa judicial provocando seu abandono e várias invasões. O prédio acabou desapropriado pela prefeitura no início da década de 90 para dar lugar a um centro cultural em homenagem ao dramaturgo carioca Oduvaldo Vianna Filho, que morreu em 1974.
O espaço é dotado de salas multiuso onde acontecem exposições, peças, saraus poéticos, pockets shows, cursos, debates e leitura de textos dramatizados. Vale ficar de olho na programação.