A apenas 70 km do Rio, no município de Petrópolis, é possível ter uma incrível imersão na natureza em poços e cachoeiras pertinho da região central da cidade.
As dicas são do Visite Petrópolis, uma agência que fomenta o turismo local representando vários setores da cadeia produtiva.
Cachoreira da Macumba ou do 13, está localizada no quilometro 13 da estrada que liga Itaipava a Teresópolis. É fácil de localizar, ficando numa curva acentuada com leve recuo e a trilha de acesso é leve. A particularidade desta cachoeira é a queda com aproximadamente 35 metros de altura e uma janela natural belíssima.
Véu da Noiva, uma das mais famosas da cidade, fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). O efeito de “véu” só é possível observar nos meses de maior volume de água, no verão. Esse paraíso é a recompensa depois de 1h30 de caminhada, leve a moderada, e bem sinalizada. Dentro do PARNASO há um circuito com diversas cachoeiras além do Véu como a das Andorinhas, das Bromélias, dos Primatas Duchas e mais freqüentada, Paraíso.
Poço Negro, fica no bairro do Rocio, é possível estacionar o carro próximo, com uma trilha leve, de 5 a 10 minutos de caminhada. A cachoeira é linda e conta com um posso imenso para nadar.
Cachoeira do Caxambu, uma das mais próximas do centro de Petrópolis, localizada no bairro Caxambu. Tem um grande poço para nadar e muito sol o dia todo. O acesso é leve.
Rocinha, uma das melhores Petrópolis, é grande, tem poços para mergulhar, pedras largas para se estirar ao sol e um escorregador natural incrível. O acesso é fácil. Fica na estrada sentido Juiz de Fora, a entrada é logo depois do Condomínio Vilarejo das Cachoeiras, à esquerda.
Não vá à cachoeiras em dias de chuva nem permaneça se o tempo fechar!
A @guiaspetropolis (Associação de Guias de Turismo de Petrópolis) também pode indicar guias especializados em roteiros eco rurais!